Eu tô com sono

Tiago da Silva
2 min readDec 3, 2021

Meia noite e cinco minutos. Eu estou morrendo de sono, mas não posso deitar porque minha rotina atual inclui uma corrida que inicia às 22h e só na volta é que eu vou providenciar a janta. Acabei de comer faz 20 minutos e preciso me aguentar pelo menos até 1h sem deitar porque 300g de nhoque de batata doce e 300g de carne não são tão facilmente digeríveis como um prato de sopa. Estou cansado já faz 6 semanas. Cansado não. Exausto. Eu durmo 6, 7 até 8 horas por noite, tenho energia pra fazer musculação de manhã, corro à noite, mas estou sempre desabando de sono. Bocejando. Quebrante, diria minha avó. De manhã. No meio da tarde no trabalho. De noite. Nos últimos 2 dias houve 4 ocasiões em que dormi sentado no vaso. Acordei com o celular escorregando da minha mão pro chão. Só nesse cenário, em que preciso a todo custo me manter acordado, é que fui dar conta de escrever alguma coisa. E sobre o que eu posso escrever? Acho que posso escrever sobre meu dog que precisou ser sacrificado há cerca de 1 mês, o Sírius. 16 anos bem vividos. Câncer. E sobre os gatos que adotei depois disso. Ônix e Ágatha. Finalmente vou seguir a tradição da família e criar gatos. Gatos são adoráveis porque simplesmente não precisam de você pra nada. Me olham como se eu estivesse morando de favor na casa deles. O que mais? Vamos olhar em volta: tem um Veias abertas da América Latina em andamento, muito rabiscado — o que é um indicativo de sua qualidade: quanto mais se sublinha trechos, melhor o livro. Temos também Entre nós mesmas, da Audre Lorde. É bom, mas não tão bom quanto a menina da livraria fez parecer quando me viu manuseando ele. Achei que fosse explodir minha cabeça, mas é só bom. Ao meu redor o que mais tenho? Palo santo e todo tipo de tinturas que produzi no mês passado. Minha avó chama de afumentação. Tintura é um nome novo pra mim. Eu já mencionei que quando nasci moravam em minha casa minha bisavó, minha avó, minha mãe e eu? Minha vó tá com 91 anos. Eu não a vejo tanto quanto gostaria. Preciso levá-la pra ver o Natal de Gramado/Canela, mas a distância tá me fazendo perder a mão boa que eu tinha pra tratar com idosos. Eu era um encantador de idosos. Tenho que ser um dia em que eu esteja muito paciente e doce, o que não combina com sono. Estar sonolento me deixa emburrado e ranzinza como um bebê. Vou parar de escrever antes que eu jogue o notebook no chão só de birra.

--

--

Tiago da Silva

Às vezes me surpreendo com o que escrevo, porque não sabia que pensava assim.